Fórumula 1

Com estratégia de campeão, Vettel vende GP da Malásia; Massa fica em 6º

MARÍLIA BANHOLZER
MARÍLIA BANHOLZER
Publicado em 29/03/2015 às 9:23
Leitura:

Esta foi a 40ª vitória da carreira de Vettel; ele só precisa de uma vitória para se igualar Ayrton Senna / Foto: AFP

Esta foi a 40ª vitória da carreira de Vettel; ele só precisa de uma vitória para se igualar Ayrton Senna Foto: AFP

O piloto alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, conseguiu acabar, pelo menos por uma corrida, com a hegemonia da Mercedes ao conquistar neste domingo (29) o Grande Prêmio da Malásia, o segundo da temporada da Fórmula 1, que o brasileiro Felipe Massa (Williams) terminou na sexta posição. Esta foi a 40ª vitória da carreira de Vettel, que só precisa vencer mais uma prova para igualar a marca de Ayrton Senna.

Os dois pilotos da Mercedes, Lewis Hamilton e Nico Rosberg, acostumados a dobradinhas nos dois lugares mais altos do pódio (como na primeira corrida do ano, na Austrália), tiveram que se contentar com a segunda e terceira posição, respectivamente.

Vettel não vencia uma corrida há quase um ano e meio, desde novembro de 2013, quando levou a melhor no GP do Brasil, o último da temporada em que conquistou o tetracampeonato. Para a Ferrari, a seca era ainda maior, desde maio do mesmo ano, com a vitória em casa de Fernando Alonso, na Espanha.

"Estou sem palavras. Trabalhamos muito para acertar o carro e este resultado é simplesmente inacreditável. Estou tão emocionado que mal consigo falar", comemorou o piloto de 27 anos, ao final de uma das vitórias mais emocionantes da sua carreira.

O alemão, que saiu em segundo lugar do grid, fez uma ótima largada, resistindo à pressão de Rosberg, e conseguiu superar as Mercedes graças a uma melhor estratégia de corrida.

ERROS DA MERCEDES -  Hamilton e Rosberg resolveram aproveitar a entrada do safety car na quarta volta, por conta de uma batida do sueco Marcus Ericsson, da Sauber para trocar de pneus antes o previsto, mas Vettel preferiu permanecer na pista e assumir a liderança. O tetracampeão conseguiu manter um ritmo forte e só precisou parar duas vezes, contra três dois rivais.

As chances de vitória de Hamilton acabaram de vez na 37ª volta, quando os mecânicos da Mercedes colocaram os pneus errados, duros, com desempenho inferior, ao invés dos médios. "Não são os pneus certos, o que preciso fazer?", reclamou o atual campeão no rádio.

Com um carro rápido, confiável e muita inteligência tática, a Ferrari mostrou que tem condições de ameaçar a hegemonia da escuderia alemã, que continua superior, mas precisa abrir o olho.

"Sebastian (Vettel) e a Ferrari fizeram um trabalho incrível. O segundo lugar não é uma decepção, porque dei tudo de mim. Sabíamos que eles (a Ferrari) tinham um ótimo carro, e eles simplesmente foram rápidos de mais hoje", reconheceu Hamilton.

A equipe italiana teve outro motivo para comemorar, com o ótimo quarto lugar do finlandês Kimi Raikkonen, que fez uma grande corrida de recuperação apesar de precisar parar logo na primeira volta, por ter um pneu furado por ser atingido pela Sauber do estreante brasileiro Felipe Nasr.

Os 'Felipes' tiveram um desempenho abaixo da estreia, na Austrália quando Massa e Nasr terminaram em quarto e quinto, respectivamente. Massa, que largou em sétimo, terminou em sexto, atrás do finlandês Valterri Bottas (5º), seu companheiro de equipe na Williams, e Nasr ficou em 12º fora da zona de pontuação.

- Classificação do Mundial da Malásia de Fórmula 1:

1. Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)
2. Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)
3. Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
4. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
5. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes)
6. Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes)
7. Max Verstappen (HOL/Toro Rosso-Renault)
8. Carlos Sainz Jr (ESP/Toro Rosso-Renault)
9. Daniil Kvyat (RUS/Red Bull-Renault)
10. Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull-Renault)
11. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Mercedes)
12. Felipe Nasr (BRA/Sauber-Ferrari)
13. Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes)
14. Nico Hülkenberg (ALE/Force India-Mercedes)
15. Roberto Merhi (ESP/Marussia-Ferrari)

Mais lidas