Fórmula 1

Com vitória em seu 2º GP pela Ferrari, Vettel bate marca de Schumacher

Wladmir Paulino
Wladmir Paulino
Publicado em 30/03/2015 às 14:17
Leitura:

Vettel acredita que é cedo para se fazer comparações com o maior campeão da história da categoria / Foto: AFP

Vettel acredita que é cedo para se fazer comparações com o maior campeão da história da categoria Foto: AFP

A comparação é inevitável. Desde que assinou com a Ferrari, no fim do ano passado, Sebastian Vettel nunca escondeu que seu sonho era correr pelo time de Maranello inspirado no que Michael Schumacher, seu ídolo de infância, fez em sua passagem pela escuderia. A missão não é fácil, já que Schumacher conquistou cinco títulos e 72 vitórias pela Ferrari.

Mas, ao vencer o GP da Malásia deste domingo (29), em sua segunda corrida usando o macacão vermelho, Vettel já teve um início melhor que seu compatriota. Schumacher, que chegou à Ferrari no início da temporada de 1996, precisou de sete corridas para subir no lugar mais alto do pódio, no GP da Espanha. Ainda assim, Vettel acredita que é cedo para se fazer comparações com o maior campeão da história da categoria.

"Para ser sincero acho que o carro do Michael em 1996 não era tão bom quanto o nosso agora. Mas se pensarmos que podemos chegar perto, e digo isso em nome de toda a equipe, se nos aproximarmos do número de vitórias que ele teve na Ferrari estaremos em uma posição muito, muito boa", disse o alemão, que tem 40 triunfos na F-1 -só perde para Schumacher, Alain Prost e Ayrton Senna.

"Foram passos realmente muito grandes que ele deu e nosso objetivo não é copiar o que ele fez e sim deixar nossa própria marca." Bastante emocionado na cerimônia do pódio e bastante festejado por todos os membros da escuderia de Maranello, Vettel disse ainda que o triunfo em Sepang ocupará para sempre um lugar especial em sua memória.

"Vencer minha primeira corrida em Monza em 2008 [pela Toro Rosso] sem dúvida foi um momento muito emocionante. Depois ao ganhar a minha primeira corrida com a Red Bull, no ano seguinte, foi especial. Mas isso que estou vivendo agora é único", disse Vettel, que chegou à frente da dupla da Mercedes, com Lewis Hamilton em segundo e Nico Rosberg na terceira posição.

"Talvez esta vitória seja um pouco melhor que as outras. Este é meu sonho. Quando cresci Michael era meu herói e toda vez que ele aparecia na nossa pista de kart ele fazia nossas vidas mais felizes. Talvez eu ainda não perceba o quão especial é o que consegui." Com o triunfo na Malásia, Vettel se tornou o 38º piloto a vencer pela mais tradicional equipe da F-1.

Mais lidas