Técnico

Dunga confia na evolução do Brasil no mata-mata da Copa América

Wladmir Paulino
Wladmir Paulino
Publicado em 21/06/2015 às 21:42
Leitura:

Para Dunga, com a classificação, a tendência é que o Brasil embale e ganhe confiança. / Foto: AFP

Para Dunga, com a classificação, a tendência é que o Brasil embale e ganhe confiança. Foto: AFP

Com a vitória por 2 a 1 sobre a Venezuela que garantiu a classificação para as quartas de final da Copa América, Dunga se mostrou confiante na evolução da seleção brasileira, que jogou sem o suspenso Neymar, e elogiou o Paraguai, próximo adversário.

O Brasil, que só precisava empatar para garantir a primeira colocação do Grupo C da Copa América, venceu os venezuelanos por 2 a 1, com gols do zagueiro Thiago Silva e do atacante Roberto Firmino.



Para Dunga, com a classificação, a tendência é que o Brasil embale e ganhe confiança para o restante da competição.

"A equipe não depende de um jogador. Todos os jogadores tem que fazer a diferença e atuar da melhor maneira possível. O Brasil vai jogar melhor agora, tem mais confiança. As partidas nesta fase são mais disputadas, mas equilibras, e temos que aproveitar nossa qualidade técnica", analisou o treinador.

"Neymar faz falta a qualquer equipe, mas temos que solucionar os nossos problemas sem ele", insistiu.

Quando vencia por 2 a 0, Dunga promoveu diversas mudanças na equipe e testou uma nova formação, colocando David Luiz como volante e o zagueiro Marquinhos na lateral-direita.

"O David é um jogador que tem um bom posicionamento e serviu para neutralizar a única coisa que eles tinham, que era a bola aérea. Marquinhos também entrou para defender a bola área, deixando o Daniel Alves mais focado na parte ofensiva", justificou.

Dunga fez questão de elogiar a seleção paraguaia, que desacreditada, depois da péssima campanha nas eliminatórias para a Copa do Mundo do Brasil-2014, e se classificou às quartas da Copa América.

"O Paraguai demonstrou sua força contra a Argentina, uma das favoritas. Vem crescendo, mas agora é um campeonato à parte. Tem que fazer tudo nesse jogo. Na primeira fase são três jogos. Agora é matar ou morrer", afirmou.

Por ironia do destino, o Paraguai foi a equipe que eliminou o Brasil na última Copa América, na Argentina em 2011, nos pênaltis. Na época, as duas seleções também se enfrentaram nas quartas de final.

"Não podemos retornar ao que já passou. O que aconteceu na última Copa América já passou. Temos que vencer. Será um bom teste para todos", analisou Dunga.

Mais lidas