Partida

Argentina massacra Paraguai e pega Chile na final da Copa América

Ana Maria Miranda
Ana Maria Miranda
Publicado em 01/07/2015 às 0:03
Leitura:

Argentina pega Chile na final da Copa América / Foto: AFP

Argentina pega Chile na final da Copa América Foto: AFP

Com grande atuação de seu estelar ataque, a Argentina goleou impiedosamente por 6 a 1 o Paraguai, nesta terça-feira (30) pelas semifinais da Copa América-2015, e se classificou para enfrentar o anfitrião Chile na final.

Argentinos e paraguaios já tinham se enfrentado na estreia na fase de grupos desta Copa América, numa partida que terminou empatada em 2 a 2.

Nesta terça-feira, como havia acontecido no primeiro confronto entre as duas equipes, a Argentina dominou a partida e marcou dois gols no primeiro tempo.

Mario Rojo abriu o placar aproveitando uma bola alçada que sobrou na pequena área, logo aos 14 minutos de jogo, e Javier Pastore ampliou aos 26, num forte chute rasteiro, mas o Paraguai surpreendeu com Lucas Barrios, que diminui aos 44.

No segundo tempo, a Argentina não bobeou e tratou logo de definir a partida com dois gols de Angel di María, aos 2 e 6 minutos.

Aos 35, quando a partida já estava definida, Sergio Agüero recebeu ótimo cruzamento de Di Maria e fez de cabeça o quinto gol argentino, dois minutos antes de Gonzalo Higuaín aproveitar uma sobra da zaga paraguaia para fechar a goleada.

Com a vitória, a Argentina se classificou à final da Copa América, na qual terá que disputar o título no sábado com o anfitrião Chile, que na segunda-feira venceu o Peru por 2 a 1, na outra semifinal.

Na decisão, Messi e companhia, vice-campeões mundiais na Copa do Mundo do Brasil-2014, terão a oportunidade de acabar com uma seca de 22 anos sem títulos significativos da Argentina, desde da Copa América do Equador-1993.

"Cumprimos o primeiro objetivo, que era estar na final. Viemos de uma final de Copa do Mundo e agora estamos na final da Copa América, com muita vontade de vencer", analisou Messi após a partida.

Os chilenos tentam erguer o troféu continental pela primeira vez na história da 'Roja'.

Paraguai disputa terceiro lugar com o Peru

Paraguai disputa terceiro lugar com o PeruFoto: AFP

Já os paraguaios, responsáveis pela eliminação do Brasil nas quartas de final (1-1, 4-3 nos pênaltis), terá que se contentar com a disputa do terceiro lugar contra a seleção do Peru, nesta sexta-feira.

ATAQUE AFINADO
- Argentina e Paraguai se enfrentaram pela segunda vez nesta Copa América com equipes praticamente idênticas as do primeiro encontro, na estreia na fase de grupos (2-2).

O técnico da Argentina, Gerardo Martino, foi obrigado a poupar seu principal zagueiro, Ezequiel Garay, que sofreu com uma gastroenterite antes da partida. Em seu lugar entrou o veterano Martin Demichelis.

A mudança não afetou o sistema ofensivo argentino, que mais uma vez mostrou bom entrosamento entre suas valiosas peças, Pastore, Dí Maria, Messi e Sergio Agüero.

Ao contrário das outras partidas da 'Alviceleste' nesta Copa América, nas quais criaram várias oportunidades de gol, mas pecaram na hora de finalizar (1-0 contra a Jamaica, 0-0 com a Colômbia), os argentinos finalmente colocaram o pé na forma.

Aos 14 minutos, Messi, que jogou mais recuado, como verdadeiro camisa 10, distribuindo o jogo, cobrou uma falta perto da área paraguaia. A bola sobrou na pequena e Rojo conseguiu ganhar no corpo da marcação e chutar para o gol, abrindo o placar.

A Argentina não demorou para ampliar.Aos 26, Messi recebeu no meio de campo e encontrou Pastore invadindo a área paraguaia. O meia do Paris Saint-Germain dominou e chutou forte, rasteiro e cruzado, sem chances para o goleiro Villar.

Para piorar a situação paraguaia, Derlis González e Roque Santa Cruz sentiram lesões musculares quase simultaneamente, queimando duas substituições do técnico Ramón Díaz ainda no primeiro tempo. Raúl Bobadilla e Lucas Barrios foram os escolhidos para entrar.

Apesar do domínio completo da partida, os comandados de 'Tata' Martino deram uma cochilada no fim do primeiro tempo, deixando o Paraguai ganhar confiança.

Num dos poucos ataques de qualidade dos 'guaranis', Barrios, novo reforço do Palmeiras, recebeu na entrada da área e mandou a bomba para o gol, aos 44 minutos. O goleiro Sergio Romero não conseguiu segurar, dando impressão -e só impressão- que o Paraguai poderia reagir no segundo tempo.
Sem reação

A Argentina aprendeu a lição da estreia e tratou logo de acabar com qualquer resquício de reação paraguaia.

Aos 2 minutos, Di María recebeu ótimo lançamento de Pastore, ficou cara a cara com Villar e tirou do goleiro com um belo toque colocado, marcando o terceiro gol da Argentina.

A vitória se transformou em goleada aos 6 minutos, graças a uma jogada de gênio de Messi.

No lance, o craque recebeu no meio de campo, se livrou da marcação de dois adversários, colocou a bola entre as pernas do terceiro e tocou para Pastore finalizar. Villar defendeu, mas Di María apareceu para pegar o rebote e balançar as redes novamente.

Com 4 a 1 no placar, a Argentina continuou mandando no jogo, mas só voltou a mexer no marcador no minutos finais.

Aos 35, Di María trocou passes com Messi pelo lado esquerdo, levantou a cabeça e cruzou na medida para Agüero fazer o quinto.

O atacante do Manchester City marcou o gol e, em seguida, foi substituído por Higuaín, que entrou em campo e teve tempo para participar da festa, aproveitando outra boa jogada de Messi para fuzilar o gol de Villar, fechando o caixão paraguaio e selando a classificação 'Alviceleste' à final da Copa América.

Mais lidas