Seleção

Documentos comprovam ação de Dunga como agente

Wladmir Paulino
Wladmir Paulino
Publicado em 24/07/2014 às 14:48
Leitura:

 / Foto: CBF

Foto: CBF

Dois dias depois que Dunga foi anunciado como novo técnico da Seleção Brasileira, o portal ESPN divulgou documentos que comprovam que o gaúcho já agenciou jogadores. Procurado pela reportagem, o treinador, através da assessoria de imprensa da CBF, negou ter intermediado as transações em direitos econômicos de qualquer jogador.

Documentos revelados pela ESPN. Foto: Reprodução/ESPN

Mas os três documentos públicos descobertos pela ESPN apontam quem a "Dunga Empreendimentos, Promoções e Marketing LTDA" faturou R$ 407.384,08 na venda do meia Ederson, em 2004. O jogador teve seus direitos transferidos do RS Futebol Clube para o grupo Image Promotion Company (IPC). O recibo do pagamento foi assinado por Carlos Caetano Bledorn Verri, o próprio Dunga.

As ligações com o IPC, no entanto, vão além de uma simples negociação. Ainda de acordo com os arquivos resgatados, em janeiro de 2004, o RS Futebol Clube teria negociado 75% dos direitos sobre o vínculo desportivo de Ederson para o IPC por U$ 1.500.000. A comissão que cabia ao atual técnico da Seleção foi paga pelo clube gaúcho. Está declarado na nota fiscal o "faturamento de honorários profissionais pelos serviços prestados de

Documentos revelados pela ESPN. Foto: Reprodução/ESPN

assessoramento, acompanhamento e indicação de investidor na aquisição de direitos federativos e econômicos do atleta".

Dois anos depois, os investidores do IPC compraram os outros 25% dos direitos do meia que ainda pertenciam ao RS Futebol Clube. Nesta transação, Dunga já não aparece como intermediário, mas como autor do depósito de R$ 575.000, feito de uma agência do Credit Suisse em Mônaco, onde fica a sede do IPC. Na justiça gaúcha corre um processo sobre o caso em que Dunga nega sociedade com a IPC. Em sua defesa, o treinador disse que o depósito feito por ele foi apenas um empréstimo à companhia.

Mais lidas