Marrakesh

Real Madrid vence San Lorenzo e é campeão do Mundial de Clubes

Renata Dorta
Renata Dorta
Publicado em 20/12/2014 às 19:29
Leitura:

Real Madrid campeão Mundial de Clubes 2014 em Marrakesh.  / Foto: Fadel Senna / AFP

Real Madrid campeão Mundial de Clubes 2014 em Marrakesh. Foto: Fadel Senna / AFP



O Real Madrid, atual campeão europeu, ganhou o direito de afirmar que é o melhor time do mundo, após derrotar o San Lorenzo argentino, campeão sul-americano, por 2 a 0 na final do Mundial de Clubes da Fifa, neste sábado (20) em Marrakesh.

Os gols de Sergio Ramos, aos 36 minutos de jogo, e do galês Gareth Bale, aos 6 do segundo tempo, deram a lógica vitória aos merengues, grandes favoritos da competição.

Contra um time repleto de craques como Cristiano Ronaldo, Karim Benzema, Bale, Toni Kroos, James Rodríguez e Marcelo, nem a torcida do papa Francisco, ilustre torcedor do San Lorenzo, foi suficiente para ajudar o clube argentino a brigar de igual para igual com os espanhóis.

Muito retrancado na defesa, diante do poderio de um Real Madrid que vinha de vitórias nos últimos 21 jogos em todas as competições, um recorde na Espanha, os argentinos, comandados por Edgardo Bauza, entraram em campo com o objetivo de segurar o empate sem gols por mais tempo possível.

A retranca, porém, só aguentou até os 36 minutos de jogo, quando Sergio Ramos, autor de um gol na vitória sobre o Cruz Azul mexicano na semifinal (4-0), marcou de cabeça em uma cobrança de escanteio do alemão Kroos.

O lateral brasileiro Marcelo foi titular do Real na final, mas precisou ser substituído minutos antes do intervalo, acusando dores na coxa.

No segundo tempo, o Real continuou muito superior ao San Lorenzo, mas precisou contar com uma falha do goleiro Torrico para ampliar.

Aos 6 minutos, o jovem de 22 anos Isco, cada vez mais titular nesse time merengue repleto de estrelas, encontrou Bale na área argentina.

O galês tentou chutar colocado, mas mandou a bola fraca e em cima do goleiro, que demorou para pular, deixando a bola passar.

Perdendo por dois gols, o San Lorenzo até tentou reagir, mas, contra esse avassalador time do técnico Carlo Ancelotti, somente raça não é suficiente.
Real imbatível

Os argentinos esbarraram num meio de campo espanhol que não deu espaço aos meias Ortigoza, Kalinski e Mercier, enquanto o atacante Cauteruccio ficou muito isolado entre os zagueiros Pepe e Sergio Ramos.

Por incrível que pareça, dos seis gols que o Real Madrid marcou nos dois jogos que disputou na competição, o craque Cristiano Ronaldo não foi o autor de nenhum.

O português não ficava a dois jogos sem marcar desde fevereiro deste ano e termina o ano com 61 gols marcados, número que coloca o craque novamente como favorito a vencer a Bola de Ouro, dada ao melhor jogador do mundo.

Com a conquista do Mundial de Clubes deste ano, o Real Madrid fechou o ano com chave de ouro, depois de conquistar a 'Décima' Liga dos Campeões, além de terminar o primeiro turno do Campeonato Espanhol em primeiro lugar, mesmo tendo um jogo a menos que os rivais Barcelona e Atlético de Madri.

Na cerimônia de premiação, Sérgio Ramos acabou sendo escolhido com o melhor jogador do torneio, deixando a Bola de Prata para Cristiano Ronaldo e a de bronze para o neo-zelandês Ivan Vicelich, do surpreendente Auckland City (3º).

A vitória do Real aumentou a supremacia dos clubes europeus na lista de vencedores do Mundial de Clubes da Fifa. Em 11 edições, os clubes do velho continente ergueram o troféu sete vezes. Os outros quatro títulos são todos brasileiros (Corinthians em 2000 e 2012, São Paulo em 2005, Inter em 2006).

Após duas edições disputadas no Marrocos, o Mundial de Clubes voltará a ser disputado no Japão em 2015.

Mais lidas