Espanha

Barça recebe PSG para carimbar a vaga na semi das Champions

Wladmir Paulino
Wladmir Paulino
Publicado em 20/04/2015 às 17:45
Leitura:

Trio Messi, Suaréz e Neymar é a maior arma do Barcelona / Foto: AFP

Trio Messi, Suaréz e Neymar é a maior arma do Barcelona Foto: AFP

Com a vantagem confortável adquirida na vitória por 3 a 1 no Parque dos Príncipes, o Barcelona encara com tranquilidade o duelo desta terça-feira com o Paris Saint-Germain, nesta terça-feira, no Camp Nou, na partida de volta das quartas de final da Liga dos Campeões.

A estratégia dos catalães parece clara: não se apoiar no resultado da ida e não deixar qualquer esperança de reação aos parisienses, que chegam a Barcelona reforçados com o atacante sueco Zlatan Ibrahimovic e o meia italiano Marco Verratti, que cumpriram suspensão no primeiro jogo.

"O objetivo é classificar. Penso positivo, a vitória sempre é bem vinda, não gosto de qualquer resultado que não seja a vitória", declarou o técnico do Barça, Luis Enrique, nesta segunda-feira na coletiva de imprensa prévia ao duelo de terça-feira.

"O 3-1 é um ótimo resultado, mas não é definitivo, precisamos de outra grande partida para garantir essa classificação", completou Luis Enrique, que se mostra cauteloso apesar de quase todas as estatísticas colocarem o Barça nas semifinais.

"Não vamos nos apoiar no resultado da ida porque não sabemos fazer isso. Vamos jogar para ganhar. Temos uma vantagem boa, mas não decisiva", concordou o lateral brasileiro Daniel Alves, que também estava suspenso na primeira partida e reforça o time no Camp Nou.

- PSG não desiste -

Já o PSG se apoia em uma estatística: ao lado do Real Madrid, é o único time que conseguiu marcar três gols no Barcelona nesta temporada (3-2 na fase de grupos da Champions).

Nas oitavas de final, os parisienses já mostraram diante do Chelsea (1-1, 2-2 na prorrogação) que têm a força mental para buscar a vaga até o último minuto.

O reforço de 'Ibra' acrescenta uma arma poderosa ao ataque do PSG, enquanto a presença de Verratti dará mais velocidade ao meio de campo.

"Todos sabem o currículo que tem (Ibrahimovic), sempre esteve entre os melhores atacantes do mundo. Sendo um jogador muito importante, sabemos que precisamos ter muito cuidado com ele", alertou nesta terça-feira o atacante uruguaio Luis Suárez, destaque do Barça nas últimas semanas.

Com os desfalques dos lesionados Thiago Motta e Thiago Silva, o PSG precisa mostrar uma cara diferente do jogo de ida, mesmo que seja apenas pelo orgulho, muito ferido em casa.

Na ausência do 'Monstro', David Luiz, que gerou questionamentos ao se recuperar bem mais cedo que o esperado de uma lesão, será titular e tentará se redimir da atuação desastrosa da semana passada, quando levou duas 'canetas' de Suárez.

"Enquanto houver chance, é preciso tentar. Se não for assim, não vale nem entrar no avião", declarou o meia Blaise Matuidi, destaque da equipe na primeira partida.

- Tridente ofensivo -

Mas, com o Barcelona apostando novamente todas as fichas em seu estelar trio de ataque, formado por Messi-Suárez-Neymar, parece difícil que o Barcelona seja superado em casa.

Suárez, autor dos dois gols em Paris, voltou a marcar no sábado, pelo Campeonato Espanhol contra o Valencia (2-0) e já soma 12 gols nas últimas 12 partidas.

Lionel Messi nem precisa de comentário. O argentino chegou a marca de 400 gols com a camisa do Barça em 471 jogos oficiais no fim de semana e é o maior artilheiro da história da 'Champions' ao lado de Cristiano Ronaldo (75 gols). De negativo, só o fato que o pequeno gênio não balança as redes na competição continental há três jogos.

Já Neymar segue tendo atuações irregulares nas últimas semanas, após um primeiro semestre em alto nível, e vem se irritando com Luis Enrique por causa das seguidas substituições. O brasileiro, porém, gosta de enfrentar o PSG, time contra o qual marcou nos três confrontos nesta atual temporada.

Se o Barça avançar na terça-feira, alcançaria às semifinais da 'Champions' depois de um ano de ausência. Seria também a 8ª participação na penúltima fase da competição continental nos últimos dez anos, nos quais ergueu a 'Taça Orelhuda' três vezes (2006, 2009, 2011).

Isto colocaria os catalãs no caminho rumo à 'Tríplice Coroa' (Champions, Liga Espanhola e Copa do Rei), feito que já realizou em 2009.

Contra o PSG, o técnico Luis Enrique fará sua 50ª partida no comando do Barcelona e os números falam por si só: são 41 vitórias nos primeiros 49 jogos, um recorde do clube.

- Prováveis Escalações:

Barcelona: Ter Stegen - Alves, Piqué, Mascherano, Alba - Rakitic, Busquets, Iniesta - Messi, Suarez, Neymar. T: Luis Enrique

Paris Saint-Germain: Sirigu - Van der Wiel, Marquinhos, David Luiz, Maxwell - Verratti, Cabaye, Matuidi - Pastore, Ibrahimovic, Cavani. T: Laurent Blanc

Árbitro: Svein Oddvar Moen (NOR).

Mais lidas