Rio

CBF entrega contratos investigados pelos EUA ao Ministério Público

Wladmir Paulino
Wladmir Paulino
Publicado em 28/05/2015 às 20:13
Leitura:

Os documentos foram protocolados e endereçados ao procurador-chefe do Ministério Público Federal do Rio, Lauro Coelho Júnior / Foto: divulgação

Os documentos foram protocolados e endereçados ao procurador-chefe do Ministério Público Federal do Rio, Lauro Coelho Júnior Foto: divulgação

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) informou no fim da tarde desta quinta (28) que entregou espontaneamente ao Ministério Público Federal contratos que são alvos de investigação do Departamento de Justiça dos EUA. Os documentos são o acordo da entidade com a Nike, para fornecimento de material esportivo e patrocínio, e com as empresas de marketing esportivo Traffic Sports e Klefer para comercialização dos direitos da Copa do Brasil até 2022, torneio de clubes que a CBF organiza anualmente.

Segundo o comunicado, os documentos foram protocolados e endereçados ao procurador-chefe do Ministério Público Federal do Rio, Lauro Coelho Júnior.

A Justiça dos EUA investiga pagamento de propina das empresas de marketing esportivo a altos dirigentes da CBF para o acerto dos contratos citados.

Ex-presidente da CBF de março de 2012 a abril de 2014, José Maria Marin é citado nominalmente nos documentos divulgados pelos EUA e está preso na Suíça. Há indícios de que os outros dois altos dirigentes são Marco Polo Del Nero, atual presidente da entidade, e Ricardo Teixeira, que comandou a CBF de 1989 a 2012.

Mais lidas