Fifa

Del Nero chega ao Brasil e convoca reunião para discutir ameaça de CPI

Marcella César de Albuquerque Falcão
Marcella César de Albuquerque Falcão
Publicado em 29/05/2015 às 10:25
Leitura:

Del Nero marcou já para esta sexta-feira uma reunião com dirigentes da CBF. O encontro será realizado na sede da entidade / Foto: Internet

Del Nero marcou já para esta sexta-feira uma reunião com dirigentes da CBF. O encontro será realizado na sede da entidade Foto: Internet

O presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Marco Polo Del Nero, desembarcou na manhã desta sexta-feira (29) no Rio de Janeiro, após abandonar o Congresso da Fifa, em Zurique, na Suíça. Ele deixou o país europeu um dia antes da eleição para presidente da Fifa, que está marcada para hoje.

A reportagem apurou que Del Nero marcou já para esta sexta-feira (29) uma reunião com dirigentes da CBF. O encontro será realizado na sede da entidade.

A provável instalação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) no Senado foi um dos motivos que fizeram o presidente da CBF abandonar o Congresso da Fifa.

Ele prefere estar no Brasil para tentar desarticular a CPI, da qual seria o principal alvo. Del Nero disse a aliados que teme pelo seu mandato na CBF.

Ele abandonou o congresso para retornar ao Brasil em meio ao escândalo que levou à prisão do ex-presidente da entidade José Maria Marin na cidade suíça.

A informação foi divulgada pela assessoria da Fifa, que foi pega de surpresa pela saída repentina do cartola nesta quinta-feira (28).

O presidente da CBF decidiu deixar a Suíça no dia em que a Folha de S.Paulo publicou que há indícios na investigação da Justiça dos EUA que o ligam a esquema de propina recebida por cartolas relacionada à Copa do Brasil, torneio que a CBF organiza.

Contudo, Del Nero não está, por ora, entre os indiciados na operação.O cartola deveria participar, nesta sexta (29), da eleição que escolhe o novo presidente da Fifa.Além do congresso, ele estaria na reunião extraordinária do comitê executivo da Fifa no sábado (30) -informação que o próprio Del Nero havia dado à Folha de S.Paulo, em Zurique, na última segunda (25).

Neste encontro, a Fifa deve decidir sobre as vagas da Copa do Mundo destinadas aos continentes. A Conmebol, que reúne as seleções sul-americanas, pode perder a chance que tem hoje de disputar uma vaga na repescagem, além das quatro que já tem garantida em Copas.

Na quarta (27), quando a operação estourou em Zurique, Del Nero não escondeu a tensão ao conversar com os jornalistas. Disse que a situação era "péssima" para a imagem da CBF. Depois, no entanto, ele determinou a retirada do nome de Marin da sede da CBF no Rio.

Conforme a Folha de S.Paulo publicou na edição da quinta (28), documentos da investigação dos EUA mostram que Marin dividiria com Del Nero e o também ex-presidente Ricardo Teixeira suborno de R$ 2 milhões para fechar a venda dos direitos comerciais da Copa do Brasil para empresas de marketing esportivo.

OUTRO LADO - Segundo o diretor financeiro da CBF, Rogério Caboclo, não houve "fuga" de Del Nero. "O presidente Marco Polo é uma pessoa inquieta e quer estar no Brasil próximo da sua diretoria neste momento", disse Caboclo.

Mais lidas