Renúncia

Presidente da Uefa diz que Blatter tomou uma decisão difícil, mas certa

Júlio Cirne
Júlio Cirne
Publicado em 02/06/2015 às 15:23
Leitura:

Platini é um dos críticos ferrenhos de Blatter / Foto: Reprodução

Platini é um dos críticos ferrenhos de Blatter Foto: Reprodução

A renúncia de Joseph Blatter ao cargo de presidente da Fifa foi saudada por Michel Platini, presidente da Uefa, como "uma decisão difícil, corajosa, mas a decisão certa", em meio ao enorme escândalo de corrupção que abala o futebol mundial.

Crítico ferrenho de Blatter, Platini apoiou a campanha do príncipe jordaniano Ali bin al-Hussein, derrotado pelo suíço na eleição realizada na última sexta-feira, no congresso da entidade.

O suíço de 79 anos, que ocupa o cargo desde 1998, foi reeleito na última sexta-feira (29) para um quinto mandato, mas não resistiu à pressão internacional, depois do terremoto que sacudiu a Fifa na quarta-feira (27), com a prisão de sete altos dirigentes.

O próprio Platini já tinha pedido sua renúncia na véspera da eleição.

"Eu pedi que renuncie, já é suficiente. 'Sepp' Blatter me escutou, mas disse que é muito tarde", revelou o ex-craque francês na última quinta-feira.

Blatter explicou nesta terça-feira (2) que pretende convocar um novo congresso da Fifa, para a eleição do seu sucessor, mas vai permanecer na frente da entidade durante todo o processo de transição.

O vice-presidente da federação jordaniana, Salah Sabra, revelou à AFP que o príncipe Ali será novamente candidato à eleição presidencial da Fifa, e está, inclusive, disposto a "assumir o cargo imediatamente se for solicitado".

Mais lidas