Brasília

CPI do Futebol aprova requerimento para ouvir Marin na Suíça

Wladmir Paulino
Wladmir Paulino
Publicado em 04/08/2015 às 18:43
Leitura:

Marin está preso desde 27 de maio. / Foto: CBF

Marin está preso desde 27 de maio. Foto: CBF

A CPI do Futebol aprovou nesta terça-feira (4) requerimentos para ouvir os depoimentos do ex-presidente da CBF José Maria Marin, que está preso na Suíça, e do dono da empresa de marketing esportivo Traffic, J. Hawilla, que vive nos EUA. Os requerimentos foram aprovados pelo senador Romário (PSB-RJ), presidente da CPI que tem como objetivo investigar contratos realizados pela CBF.

Ainda não há data para as viagens, mas Romário informou, por meio de sua assessoria, que não acredita que a Justiça da Suíça ou o Departamento de Justiça dos EUA vão apresentar empecilho para que Marin e Hawilla sejam ouvidos.

Primeiro, porém, a CPI pedirá a quebra de sigilos bancários e fiscal e solicitará documentos para ter base para poder interrogar ambos. Viajarão Romário, o relator Romero Jucá (PMDB-RR) e mais um senador a ser definido.

Outro requerimento aprovado foi o que pretende ouvir o depoimento dos 27 presidentes de federações estaduais de futebol. Eles serão convidados, a principio, a ir até Brasília, mas caso seja necessário poderão ser convocados.

"Aprovamos o requerimento para ouvir membros das 27 federações de futebol. A gente sabe que quase todas tem seus problemas e não podemos ouvir apenas uma ou duas, mas todas", escreveu Romário em uma rede social.

Marin está preso desde 27 de maio, acusado pelo Departamento de Justiça dos EUA de receber propina para fechar acordos para comercialização dos direitos de torneios como a Libertadores e a Copa do Brasil Hawilla colabora com a Justiça dos EUA na investigação e admitiu ter pagado suborno para fechar alguns desses acordos. 

Mais lidas