Pleito

Fifa estuda adiar eleição presidencial após suspensão de Blatter e Platini

Ana Maria Miranda
Ana Maria Miranda
Publicado em 09/10/2015 às 14:10
Leitura:

Eleição presidencial da Fifa está marcada para 26 de fevereiro de 2016 / Foto: AFP

Eleição presidencial da Fifa está marcada para 26 de fevereiro de 2016 Foto: AFP

A Fifa estuda a possibilidade de adiar a eleição presidencial depois das suspensões impostas pelo Comitê de Ética da entidade a Joseph Blatter e a Michel Platini, presidente da Uefa.

O pleito está marcado para o dia 26 de fevereiro de 2016.

De acordo com a agência Reuters, o adiamento das eleições estará na agenda de um possível encontro emergencial do Comitê Executivo da Fifa, que deve ser definido na próxima semana.

"Por enquanto, a programação é esta que está aí", disse um porta-voz da entidade, que afirmou ainda que apenas o Comitê Executivo pode mudar a data do pleito.

O Comitê de Ética da Fifa anunciou na quinta (8) que suspendeu das atividades do futebol tanto Blatter como Platini por 90 dias.

Com a decisão, por exemplo, eles não podem, em tese, participar de reuniões e eventos em nome das entidades que representam.

De acordo com as regras do Comitê de Ética, há um prazo de dois dias para apelação, sem direito a efeito suspensivo da decisão tomada. O prazo de 90 dias, prorrogável por mais 45, é o máximo previsto.

Por meio da assessoria de imprensa da Uefa, Platini divulgou uma nota. Afirmou que vai contestar a decisão de puni-lo, a qual, segundo ele, foi baseada em "meras aparências".

Ele não disse se desistirá de disputar o comando da Fifa, mas afirmou que se "recusa a acreditar" que essa suspensão, classificada de "política" pelo dirigente, foi tomada para atingir sua candidatura. "Estou determinado mais do que nunca em me defender perante os órgãos judiciais relevantes", afirmou.

Já Blatter entrou com um recurso contra a decisão, informou nesta sexta-feira (9) o jornal americano "New York Times".

Mais lidas