COPA DO MUNDO

Carlos Alberto Torres, o último capitão a levantar a Jules Rimet

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 25/10/2016 às 16:16
Leitura:

Carlos Alberto Torres foi o último capitão a erguer a Jules Rimet. / Foto: Reprodução

Carlos Alberto Torres foi o último capitão a erguer a Jules Rimet. Foto: Reprodução

A despedida do último capitão que levantou a taça Jules Rimet. Com o adeus a Carlos Alberto Torres, capitão da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1970, no México, encerra-se também uma era. Além do "Capita", outros oito jogadores foram os primeiros a colocar as mãos no famoso troféu nas finais das Copas.

Coinscidentemente, Carlos Alberto foi o último a levantar a taça. Depois daquela conquista, o Brasil ficou deinitivamente com a Jules Rimet, roubada em solo nacional 13 anos depois. Mas isso é assunto para outro momento.

Bellini levantou o troféu pelo Brasil na primeira vez em que a seleção pentacampeã conquistou um título mundial, na Copa de 1958, na Suécia. Ele foi, inclusive, o pineiro no gesto de erguer o prêmio para mostrar aos torcedores. O primeiro capitão faleceu em 2014. Depois dele e antes de Carlos Alberto, a honra foi de Mauro, que se despediu em 2002, aos 72 anos, mesma idade do Capita.

José Nasazzi, bicampeão olímpico, marcou história por ter sido o primeiro a levantar a taça, em 1930, pela seleção do Uruguai. No Maracanaço, o uruguaio a erguer a Jules Rimet foi Obdulio Varela. O Uruguai se despediu dos seus únicos capitães camepeões mundiais em 1968 e 1996, respectivamente.

Bellini foi o pioneiro no gesto.

Bellini foi o pioneiro no gesto.Foto: Aruivo/CBF

Dois italianos também se sagraram campeões na era do emblemático troféu. Em duas Copas seguidas, Gianpiero Combi (1934) e Giuseppe Meazza (1938) escreveram seus nomes na história do futebol. Combi faleceu em 1956 e Meazza, que dá nome ao estádio da cidade de Milão, morreu em 1979.

O seleto grupo conta também com Fritz Walter, campeão em 1954 com a Alemanha Ocidental, morto em 2002, e Bobby Moore, da Inglaterra, na Copa de 1966, que faleceu 1993.

ADEUS

Carlos Alberto Torres faleceu na manhã desta terça-feira (25), após infarto fulminante. A despedida do "Capita" causou grande comoção, principalmente no futebol. Pelé, ao lado de quem atuou não só no tricampeonato, mas também no Santos e no New York Cosmos, lembrou a parceria vitoriosa e o alemão Franz Beckenbauer, companheiro no time norte-americano, citou o capitão como um "irmão".

Mais lidas