África

Angola: tumulto em estádio deixa 17 mortos

Wladmir Paulino
Wladmir Paulino
Publicado em 10/02/2017 às 21:07
Leitura:

Estádio estava lotado e uma multidão forçou a entrada, ocasionando a tragédia. / Foto: Twitter.

Estádio estava lotado e uma multidão forçou a entrada, ocasionando a tragédia. Foto: Twitter.

Uma partida entre o Santa Rita de Cássia e o Libolo, na cidade de Uige, norte de Angola, terminou numa tragédia cem que 17 torcedores morreram e outros 56 se feriram após uma multidão forçar a entrada do estádio, que já estava acima da capacidade de 8.000 pessoas. As pessoas forçaram os portões, muitas caíram e foram pisoteadas ou sufocadas contra os portões. Cinco dos feridos estão internados em estado grave.

Uma testemunha ouvida pela Agência Reuters disse que quando os torcedores chegaram encontraram tudo fechado. Com muita gente forçando, a primeira fileira de pessoas em frente aos portões foi espremida até a entrada ceder e a multidão entrar correndo, pisando em quem estava caído.

O jogo era válido pela primeira divisão local. O acidente ocorreu com apenas sete minutos de bola rolando e, mesmo assim, não foi paralisado. O Santa Rita, dono da casa, venceu por 1x0.

Os três maiores clubes de Portugal prestaram solidariedade ao povo angolano. Os treinadores dos dois times são portugueses: Sérgio Traguil e Vaz Pinto.

Traguil, em entrevista ao Diário de Notícias, de Portugal, explicou que para quem estava dentro do estádio a tragédia não era dimensionada. Ele explicou que apenas meia hora depois que o jogo terminou ficou sabendo do aconteceido. "Estamos todos chocados com o que aconteceu. É uma situação que nunca pensei viver, pois cresci vendo na televisão tragédias como essas na Inglaterra, Brasil e Argentina, mas nunca pensei que um dia iria passar por isso. Estamos devastados", comentou.

Benfica

 

Mais lidas