Rei do Futebol

Após alta, Pelé brinca com problemas de saúde

Mariana Campello
Mariana Campello
Publicado em 09/12/2014 às 20:17
Leitura:

Pelé deu entrada no hospital em 24 de novembro para exames de revisão da cirurgia de cálculos renais / Foto: AFP/arquivo

Pelé deu entrada no hospital em 24 de novembro para exames de revisão da cirurgia de cálculos renais Foto: AFP/arquivo

Apesar dos passos lentos, da dificuldade para subir degraus, Pelé estava sorridente ao encontrar os jornalistas nesta terça (9), dia em que recebeu alta no hospital Albert Einstein, em São Paulo.    

O ex-jogador de 74 anos ficou internado por 16 dias com infecção urinária. Durante a entrevista coletiva, fez inúmeras brincadeiras sobre sua saúde --como ao dizer que pensou ter sido esquecido por Deus. Depois, afirmou estar emocionado com o carinho dos fãs e disse que, em momento algum, temeu morrer.

"Isso não. Sou um homem de Três Corações. Mas o doutor falou: Você é um homem de Três Corações, mas tem um coração aí que, se não tomasse cuidado, ia pifar também'", brincou, aos risos.

Pelé deu entrada no hospital em 24 de novembro para exames de revisão da cirurgia de cálculos renais. Diagnosticado com uma infecção urinária, foi internado.

A saúde do Rei do Futebol se agravou no último dia 27, quando foi transferido para a UTI e precisou submeter-se a uma hemodiálise para ajudar o rim a filtrar o sangue.

Segundo o geriatra Fábio Nasri, que acompanhou o Rei, Pelé deve passar agora por um processo de reabilitação em casa, com cerca de dez dias em repouso e, depois disso, sessões de fisioterapia.

SAÍDA DO HOSPITAL - Pelé chegou caminhando lentamente com ajuda da namorada, Márcia Aoki. Primeiro, fez um pronunciamento: "É muito gratificante saber, que, além de ter o apoio de Deus, tenho o apoio de todo mundo. Estava lutando para que minha situação melhorasse. Já estou me preparando para Olimpíada [no Rio]", brincou.

MORTE - Em junho deste ano, Pelé disse à Folha de S.Paulo que estava preparado para a morte. Nesta terça (9), voltou ao tema. "Se eu disser que fiquei com medo, isso não, porque eu sou um homem de Três Corações e vai ser difícil. Mas o doutor falou assim: Você é um homem de Três Corações, mas tem um coração aí que, se não tomasse cuidado, ia pifar também'".

SURPRESA - Quando começou a sentir que seu corpo não estava bem, Pelé diz ter minimizado os sintomas. "Tive alguns calafrios. Mas era uma coisa que já tinha sentindo antes e não tinha como saber que era uma infecção. Eu estava em Santos, achei que ia passar logo, mas não foi como eu esperava".

DEUS - O ex-atleta disse que usou o período em que esteve internado para refletir sobre sua vida. "Foi um período complicado. Tive operação no fêmur, por desgaste. Estava melhorando e tive esse problema de pedras no rim. Acabei aqui. Falei: Acho que Deus está se esquecendo de mim'. Conversando com a Márcia, falei: Poxa, em 30 anos de carreira, nunca tinha acontecido algo assim'. O Pepito [José Fornos Rodrigues, assessor pessoal], me falou: Teu Deus é forte. Você viu seu amigo Schumacher? Correu tanto perigo com F-1 e num passeio teve um acidente e até hoje ninguém sabe a situação dele'. Pensei nessas coisas" , revelou o ex-atleta. 

RIM - Pelé explicou porque retirou o rim direito há mais de 30 anos. "Tive uma fratura, uma joelhada na décima segunda vertebra, na costela [quando defendia o Santos]. Foi um trauma e perfurou o rim. Quando fui para o Cosmos comecei a sentir febre, essas coisas, e o médico falou: Você sabe que está jogando há um tempão com um rim só? Você tem dois aí dentro, mas um não funciona'. Foi aí que fiz a cirurgia em Nova York". 

SEPSE -A Folha de S.Paulo apurou que Pelé apresentou sinais de sepse (focos infecciosos no rim). Os médicos disseram que o quadro não chegou a evoluir para sepse, mas que o Rei teve um processo inflamatório e que manteve a consciência durante todo o tratamento. Já Pelé disse que não se recorda do que ocorreu. "O que lembro é que sentia calor, depois frio. Pensei: O que está acontecendo?' Depois não tive noção de mais nada que aconteceu".

Mais lidas