Polêmica

Tabloide: jornalista se passa por gay e expõe atletas na Rio2016

Gustavo Belarmino
Gustavo Belarmino
Publicado em 12/08/2016 às 11:48
Leitura:

Jornalista entrou em aplicativos de paquera fingindo ser gay e conversou com atletas / Foto: AFP

Jornalista entrou em aplicativos de paquera fingindo ser gay e conversou com atletas Foto: AFP

Um jornalista do tabloide The Daily Beast achou que seria uma boa ideia entrar na Vila Olímpica da Rio2016 usando aplicativos de relacionamento LGBT para expor os atletas. Nico Hines, que é editor do portal em Londres, publicou um artigo no qual relatava como conseguiu marcar encontros com vários atletas que ainda não haviam assumido sua orientação sexual. Obviamente, a resposta da internet à exposição foi extremamente negativa.

De acordo com a NBC, o artigo, que já foi tirado do ar, trazia um relato detalhado de Hines, que é heterossexual e casado. Ele teria entrado em aplicativos como Grindr e Tinder com fotos falsas e marcado encontros com estrelas do vôlei, vela e atletismo, por exemplo. O artigo trazia, ainda, informações que poderiam identificar com quem Hines conversou, o que poderia causar potenciais problemas para os atletas - muitos deles menores de idade e residentes em países onde é crime ser gay.

Na segunda-feira (8), a página do artigo no The Daily Beast foi substituída por uma nota dos editores do portal. No texto, eles avisam que estão removendo o relato de Hines do site e pedem desculpas a todos os atletas que foram comprometidos pela publicação. "Nossos valores incluem lutar contra o bullying e a intolerância, e principalmente ser uma voz orgulhosamente apoiadora da comunidade LGBT", diz trecho da nota. "Nós estávamos errados. Nós vamos melhorar", conclui. 

Repercussão negativa nas redes sociais

Além das várias pessoas ao redor do mundo que condenaram a atitude de Hines, personalidades também se pronunciaram sobre o artigo. O youtuber Tyler Oakley, que é homossexual, publicou no Twitter que a comunidade LGBT não é formada por "animais de zoológico" e se disse furioso. "Quando pessoas LGBT dão valor aos lugares em que estão seguras [como aplicativos de paquera gay], entenda o porquê. Nós podemos ser mortos em nossas boates", diz a publicação.

O também youtuber Cole Ledford falou que "tirar pessoas LGBT do armário à força não é jornalismo. É uma busca por atenção em nível criminal e põe a vida delas em risco", enquanto a atriz e comediante Fortune Feimster chamou Nico Hines de "pedaço de lixo" e lembrou que os atletas não assumidos muitas vezes podem ser mortos em seus países de origem. Confira algumas das mensagens abaixo:






Mais lidas