Boxe

Robson Conceição faz história ao conquistar a medalha de ouro no boxe

Wladmir Paulino
Wladmir Paulino
Publicado em 16/08/2016 às 19:42
Leitura:

Robson Conceição é o primeiro campeão olímpico da história do boxe brasileiro. / Foto: AFP.

Robson Conceição é o primeiro campeão olímpico da história do boxe brasileiro. Foto: AFP.

Com o Pavilhão 6 do Riocentro lotado, a torcida saudou Robson na entrada com o grito de "o campeão chegou", enquanto o francês foi recepcionado com o já tradicional "uh vai morrer" que marcou o torneio de boxe olímpico.

O brasileiro foi para cima do francês, empurrado pela torcida, que fez a contagem regressiva no final do terceiro round e começou a gritar "é campeão" antes mesmo do anúncio oficial.

Robson disputou no Rio de Janeiro sua terceira Olimpíada, depois de cair logo na primeira luta em Pequim-2008 e Londres-2012, nas duas oportunidades em combates contra pugilistas da casa.

O baiano, de 27 anos, cumpriu a promessa à filha Sophia, que está prestes a completar dois anos: uma medalha olímpica de presente.

Após a vitória, o pugilista correu para os braços da esposa e da filha para celebrar o título.

O pódio já estava garantido desde que Robson passou das quartas de final, já que no boxe olímpico os semifinalistas que perdem suas lutas recebem a medalha de bronze.

O brasileiro estreou nos Jogos Rio 2016 contra Anvar Yunsov, do Tadjiquistão. Depois do primeiro round, vencido por Robson, o rival informou que não continuaria na luta, o que configurou um nocaute técnico.

No segundo combate, já pelas quartas de final, o baiano superou o uzbeque Hurshid Tojibaev por decisão unânime dos juízes.

A semifinal foi uma das melhores lutas dos Jogos Olímpicos Rio-2016. Robson encarou o cubano Lazaro Alvarez, tricampeão mundial. Em um combate intenso, ele buscou a vitória até o fim, com direito a uma sequência de golpes nos últimos segundos.

A luta elevou o moral do brasileiro, vice-campeão mundial em 2013 e terceiro colocado no Mundial de 2015, para a disputa da medalha de ouro.

Na história do boxe olímpico o Brasil tem outras quatro medalhas: a prata de Esquiva Falcão em Londres-2012 e as medalhas de bronze de Servílio de Oliveira na Cidade do México-1968, de Yamaguchi Falcão e de Adriana Araújo, ambas em Londres-2012.

As medalhas de bronze na categoria peso leve no Rio-2016 foram para o cubano Alvarez e para o mongol Otgondalai Dorjnyambuu.

Mais lidas