Vôlei de praia

Larissa e Talita perdem de virada e ficam sem medalha

Wladmir Paulino
Wladmir Paulino
Publicado em 17/08/2016 às 22:57
Leitura:

Walsh voltou a jogar bem e comandou a virada norte-americana. / Foto: AFP.

Walsh voltou a jogar bem e comandou a virada norte-americana. Foto: AFP.

Um dia após a dolorosa eliminação nas semifinais do torneio feminino de vôlei de praia, Larissa e Talita voltaram ao palco da decepção, a Arena de Copacabana, em busca da medalha de bronze, mas foram derrotadas pelas americanas Kerri Walsh e April Ross, nesta quarta-feira nos Jogos Rio-2016.

Como era de se esperar, a partida entre duas duplas consideradas favoritas ao ouro foi de grande equilíbrio, mas as americanas, superiores na rede graças à estatura e qualidade de Walsh, levaram a melhor em três sets, de virada, parciais de 17-21, 21-17 e 15-9.

Com a derrota, Larissa não conseguiu revalidar o bronze conquistado em Londres-2012, quando atuava ao lado de Juliana Silva, e desperdiçou a chance de se vingar de Walsh, responsável pela eliminação da brasileira nas quartas de final em Pequim-2008 e nas semifinais dos Jogos londrinos.

Já Walsh, que nunca havia perdido uma partida em Jogos Olímpicos - que disputa desde Atenas-2004 - até encontrar com Ágatha e Bárbara nas semifinais da Rio-2016, soma um bronze às três medalhas de ouro olímpicas conquistadas ao lado de Misty May.

O derrota da dupla local na disputa pela medalha de bronze foi uma ducha de água fria na sempre fervorosa Arena de Copacabana, mas à noite desta quarta-feira promete mais emoções para a fanática e empolgada torcida do vôlei de praia, que ainda verá Ágatha e Bárbara disputarem o ouro contra a dupla alemã Ludwig/Walkenhorst.

- Início arrasador, final entristecedor - Determinadas a apagar o gosto amargo da derrota nas semifinais para as alemãs, Larissa e Talita entraram em quadra seguras do que fazer para derrotar as rivais americanas: sacar em Walsh, estratégia adotada com sucesso por Ágatha e Bárbara para avançar a disputa do ouro.

Seguindo o plano traçado, as brasileiras abriram 17-12 no primeiro set, administraram a vantagem e seguraram a pequena reação norte-americana para fechar a parcial em 21-17, em ataque de Larissa no fundo da quadra.

No segundo set, o jogo mudou. Walsh, que vinha sofrendo com os saques no estilo 'viagem' desde as semifinais, reencontrou a concentração, diminuiu os erros e se tornou um verdadeiro paredão na rede. Com match-point, a veterana de 38 anos soltou o braço, fez 21-17 e empatou o confronto.

A decisão da medalha de bronze merecia um tie-break. 

Na parcial decisiva, Walsh continuou dominando as brasileiras na rede, anotando dois de seus seis pontos em bloqueios no jogo, e, com a ajuda da ágil Ross na defesa, acabou com as esperanças do bronze para o Brasil, fechando o set em fáceis 15-9.

Mais lidas