Polêmica

Comitê Olímpico dos Estados Unidos pede desculpa por falso assalto

Ingrid
Ingrid
Publicado em 19/08/2016 às 0:41
Leitura:

Ryan Lochte foi um dos envolvidos no caso e voltou aos Estados Unidos antes que as investigações começassem. / Foto: AFP

Ryan Lochte foi um dos envolvidos no caso e voltou aos Estados Unidos antes que as investigações começassem. Foto: AFP

Em comunicado divulgado na noite desta quinta-feira (19), o Comitê Olímpico dos Estados Unidos pediu desculpas aos brasileiros pelo episódio em que quatro nadadores vandalizaram um posto de gasolina no Rio de Janeiro e forjaram assalto. O incidente, que veio à tona no último domingo (14), causou indignação em plenos Jogos Olímpicos e preocupou as autoridades da cidade, que já é conhecida pelos elevados índices de criminalidade.

"Gostaríamos de nos desculpar com nossos anfitriões no Rio e com o povo brasileiro por essa tentativa de distração no meio do que deveria ser uma celebração", afirmou o comitê em nota. "O comportamento dos atletas não é aceitável e não representa os valores da equipe dos Estados Unidos ou a conduta da grande maioria de seus membros. Vamos analisar o assunto e potenciais consequências para os atletas assim que eles chegarem ao País", completa. 

Nessa quinta (18), dois dos atletas envolvidos no caso, Gunnar Bentz e Jack Conger, prestaram depoimento à Polícia Civil do Rio de Janeiro sob às vistas do consulado norte-americano na capital carioca. Junto a James Feigen e Ryan Lochte, eles afirmaram que foram abordados por homens fardados e armados no último fim de semana, quando voltavam de uma festa. Com a ajuda de câmeras de segurança e depoimentos de testemunhas, além das versões controversas que os nadadores apresentaram, as autoridades brasileiras chegaram à conclusão de que o assalto foi forjado e que os estrangeiros, na verdade, vandalizaram um posto de gasolina, sendo, posteriormente, abordados pelos vigilantes do estabelecimento que cobravam dinheiro para cobrir o prejuízo. 

Mais lidas