Julgamento

Nadador Ryan Lochte terá que voltar ao Brasil para depor

Thiago Vieira
Thiago Vieira
Publicado em 25/08/2016 às 12:20
Leitura:

Americano mentiu para a polícia sobre suposto assalto / Foto: AFP

Americano mentiu para a polícia sobre suposto assalto Foto: AFP

O nadador americano Ryan Lochte foi intimado para prestar novo depoimento à Justiça do Rio de Janeiro para esclarecer o caso em que ele e mais 3 atletas do seu país mentiram sobre um suposto assalto durante a Rio2016. Segundo o site especializado em esportes ESPN, o relatório emitido pela delegacia de Atendimento Especial ao Turista (Deat) pede a condenação do atleta por falsa comunicação de crime. Caso ele não venha ao Brasil, será julgado à revelia, ou seja, sem direito de defesa.

Caso seja condenado, Lochte pode ficar de 6 meses a um ano preso, ou ser obrigado a pagar uma multa para encerrar o caso. Ainda segundo a ESPN, o Ministério da Justiça fará uma carta rogatória através de medida de cooperação internacional. O nadador não poderá prestar depoimento dos Estados Unidos.

Noitada e arruaça pelo Rio de Janeiro

Ryan Lochte é um dos principais nadadores da equipe americana. Depois das competições, saiu em uma noitada com outros três nadadores. Na volta, pararam em um posto e fizeram arruaça, chegando a quebrar a porta de um banheiro. Na volta, Ryan e James Feigen mentiram à polícia dizendo que foram assaltados. 


James pagou uma multa e quitou sua dívida com o País. Os outros dois não chegaram a mentir, por isso apenas prestaram depoimento e foram liberados. Ryan Lochte, além de perder seus principais patrocínios - como Speedo e Ralph Lauren - está em pendência com a Justiça brasileira.

Mais lidas