Concorrência

Rússia organizará competição paralela aos Jogos Paralímpicos

Thiago Vieira
Thiago Vieira
Publicado em 31/08/2016 às 11:53
Leitura:

Evento começara no dia 7 de setembro / Foto: AFP

Evento começara no dia 7 de setembro Foto: AFP

A Rússia organizará a partir da próxima quarta-feira (31) uma competição de dois dias para seus atletas paralímpicos, excluídos dos Jogos do Rio, anunciou o presidente do Comitê Paralímpico Russo, Vladimir Loukine.

"Planejamos organizar uma série de competições para os atletas paralímpicos do país em um centro de treinamento da região de Moscou", afirmou.

O evento começará em 7 de setembro, dia da cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos do Rio, e terminará no dia seguinte, enquanto a competição no Brasil prosseguirá até 18 de setembro.

No início de agosto, o Comité Internacional Paralímpico decidiu excluir o Comitê Paralímpico Russo em consequência de um vasto escândalo de doping.

Na semana passada, o Tribunal Arbitral do Esporte rejeitou o recurso apresentado pelos russos, uma decisão considerada "fora da lei, moral e humana", pelo presidente russo Vladimir Putin.

A Rússia foi acusada pela Agência Mundial Antidoping (Wada) de ter colocado em prática um imenso sistema de doping. Para os Jogos do Rio-2016, o Comitê Olímpico Internacional (COI) estabeleceu que cada federação esportiva deveria decidir quais atletas poderiam competir nas Olimpíadas.

Com a decisão, a Rússia perdeu 113 atletas para os Jogos Rio-2016, incluindo quase toda a delegação do atletismo (67 atletas de 68). 

Apesar da retirada de quase um terço de seus atletas, a Rússia terminou a Rio-2016 em quarto lugar no quadro de medalhas, com 19 ouros.

Mais lidas