Festa

Cerimônia de encerramento da Paralimpíada aposta na música

Inês Calado
Inês Calado
Publicado em 18/09/2016 às 22:40
Leitura:

Pernambucana Nação Zumbi subiu ao palco  / Foto: AFP

Pernambucana Nação Zumbi subiu ao palco Foto: AFP

Os diretores da cerimônia de encerramento dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 mudaram o perfil da festa em comparação à cerimônia de abertura. O Maracanã recebeu uma festa mais musical e menos cênica. O número de músicos participantes foi extenso. Vanessa da Mata, Gaby Amarantos, Andreas Kisser, Nação Zumbi, Ivete Sangalo, Armandinho, entre outros. A festa teve início com um número de percussão com músicos com deficiência auditiva.

AFP
- AFP
AFP
- AFP
AFP
- AFP
AFP
- AFP
AFP
- AFP
AFP
- AFP

Nas cerimônias anteriores dos Jogos Rio 2016, o centro do campo foi ocupado por uma superfície branca, onde eram projetadas várias imagens que compunham o espetáculo cênico. Desta vez, o campo foi todo ocupado por cadeiras para os atletas das delegações e espaços para que os cadeirantes possam assistir à cerimônia, concentrada em um enorme palco, no canto do campo.

A cerimônia – com ares de festival de música – recebeu o guitarrista Andreas Kisser, Armandinho e Johnatha Bastos. Os três fizeram uma série de performances misturando heavy metal e frevo. Johnatha chama atenção por ser um exímio guitarrista, tocando sua guitarra com os pés, uma vez que nasceu sem os braços. Foi um dos atos de abertura da festa.

Números musicais estiveram presentes durante a maior parte da festa. A música cedeu espaço aos discursos de Philip Craven, presidente do Comitê Internacional Paralímpico (IPC), e de Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Rio 2016. Houve também pausas para homenagens, como os atletas que receberam o prêmio Whang Youn Dai, dado àqueles que melhor representam o espírito paralímpico.

O encerramento da festa ficou à cargo de alguns dos mais populares artistas do País. Ivete Sangalo, Nego do Borel e Gaby Amarantos cantaram uma série de sucessos. Os atletas, que não desfilaram, puderam assistir à festa desde o começo.

Mais lidas