JUDÔ

Rafaela Silva perde e fica sem medalha no Mundial

Marina Padilha
Marina Padilha
Publicado em 27/08/2014 às 15:29
Leitura:

 / Foto: Reprodução/UOL

Foto: Reprodução/UOL

Em uma luta dramática, Rafaela Silva perdeu a disputa pela medalha de bronze no Mundial de Judô de Chelyabinsk, na Rússia, e terminou na quinta colocação. A brasileira, campeã mundial em 2013 da categoria leve (até 57 kg), foi derrotada pela francesa Autonme Paiva no golden score ao receber uma punição com 1min30 de combate. No tempo normal de luta, as atletas empataram em um yuko.

Com o resultado da manhã desta quarta-feira, o Brasil soma apenas uma medalha no torneio, sem ter disputado nenhuma final nos três primeiros dias da competição. Na terça-feira, Érika Miranda ficou com o bronze na categoria meio-leve (até 52 kg). Assim, a delegação brasileira dificilmente alcançará a meta de cinco medalhas na equipe feminina, igualando a campanha do Mundial do Rio, no ano passado.

Neste terceiro dia de competições, o Brasil teve três representantes. Ketleyn Quadros e Alex Pombo não conseguiram ir além da estreia. Rafaela, que sonhava com o bicampeonato mundial foi evoluindo no torneio até perder a primeira luta nas quartas de final.

Rafaela teve uma estreia tranquila na segunda rodada contra a eslovena Vlora Bedeti. A adversária mostrou pouca combatividade, evitava que a brasileira fizesse a pegada em seu quimono e levou quatro punições, sendo assim desclassificada com dois minutos de combate.

Nas oitavas de final, Rafaela enfrentou a austríaca Tina Zeitner e, com muita tranquilidade, controlou o combate até o conseguir um yuko nos segundos finais. Nas quartas de final, contra Sumiya Dorjsuren, Rafaela e a mongol empataram na pontuação (ambas conseguiram um wazari), mas a brasileira tinha uma punição a mais (2 a 1) e, por isso, foi eliminada.

Na repescagem, Rafaela derrotou a jovem suíça Fabienne Kocher por wazari. Na sequência, reencontrou a francesa Pavia, rival já bastante conhecida de Rafaela - se enfrentaram na semifinal do Mundial do ano passado e num Mundial júnior. Atual campeã europeia, a rival fez um duelo equilibrado, mas se mostrou mais efetiva na prorrogação.

A mongol Sumiya Dorjsuren, que derrotou a brasileira nas quartas de final, não conseguiu subir ao pódio. Ela foi à semifinal, perdeu para a portuguesa Telma Monteiro e, na disputa do bronze, sofreu novo revés para a holandesa Sanne Verhagen. Na decisão, a japonesa Nae Udaka ficou com o ouro, já no golden score - Monteiro foi desclassificada por uma catada de perna, ação proibida pelas novas regras do judô.

QUEDAS PRECOCES - Bem classificados no ranking antes do Mundial, Ketleyn Quadros e Alex Pombo não conseguiram passar da estreia. Ketleyn, sexta do mundo e bronze na Olimpíada de Pequim/2008, entrou na competição na segunda rodada e foi eliminada por Chen-Ling Lien, de Taiwan, por ter recebido apenas uma punição, na metade inicial do combate. A brasileira não achou espaço para entrar com seus golpes na rival, que já havia conseguido um grande resultado: ela eliminou a vice-campeã olímpica Corina Caprioriu, da Romênia, por ippon.

Caprioriu não foi a única favorita ao título a ser eliminada precocemente do lado da chave em que estava Ketleyn. Outra possível adversária da brasileira, caso avançasse na competição, era a Kaori Matsumoto, campeã olímpica. Mas a japonesa, que tirou um período sabático após os Jogos de Londres/2012, durou apenas 24 segundos no torneio, ao ser eliminada pela norte-americana Marti Malloy, vice-campeã mundial. Marti, entretanto, foi eliminada pela portuguesa Telma Monteiro nas oitavas de final.

Na chave masculina, o brasileiro Alex Pombo não foi além da estreia em seu primeiro Mundial. Quarto colocado do ranking na categoria até 73 kg, ele enfrentou o belga Dick Van Tichelt e perdeu por ippon, após uma imobilização imposta pelo rival a 2min58 do fim da luta.

Mais lidas