Vela

Praia de Boa Viagem entra na rota da Regata Recife-Fernando de Noronha

Wladmir Paulino
Wladmir Paulino
Publicado em 28/08/2014 às 16:22
Leitura:

Marco Zero deve lotar mais uma vez para a 27ª largada da Refeno / Foto: Mariana Dantas/Portal NE10

Marco Zero deve lotar mais uma vez para a 27ª largada da Refeno Foto: Mariana Dantas/Portal NE10

A praia de Boa Viagem é maior novidade da 26ª edição da Regata Internacional Recife/Fernando de Noronha, que tem largada prevista para o dia 27 de setembro, no Marco Zero, Bairro do Recife. A praia na zona sul recifense entrou no percurso. Agora, as embarcações não vão mais direto do Recife Antigo para o arquipélago.

A justificativa da direção da prova para o novo percurso é dar mais visibilidade para a Refeno e atender uma solicitação dos patrocinadores. "Trata-se de uma solicitação antiga dos nossos patrocinadores. A idéia é dar uma maior visibilidade ao evento. Além disso, também estaremos valorizando a bela praia de Boa Viagem", disse o diretor geral da prova, João Jungmann. O novo percurso deve esticar o tempo de chegada, em média, de três horas. A variação vai depender da velocidade e direção do vento.

Entre pré-inscritos e inscritos, a regata já conta com 98 embarcações. Além do Brasil, Argentina, Holanda e França estarão representados. Inclusive, o portenho Jamaica III é o primeiro estrangeiro em águas pernambucanas para a largada. O comandante Hugo Nunatack chegou ao Porto de Suape no dia 30 de julho e faz uma turnê pelas praias pernambucanas. Entre os nacionais, são 11 estados representados até o momento. O Rio de Janeiro é maior particpante, com 24, seguido por São Paulo (22) e Pernambuco (19).

O medalhista olímpico Lars Grael está confirmado no Tangará II. Será a segunda participação do velejador na competição. Ele também participou em 2012. O irmão dele, Torben, bicampeão olímpico, deve estar no Marco Zero a bordo do Índigo (RS).

Os favoritos são o multicasco Ave Rara (PE), Patoruzu (PE) e Fandango (AL). Entre os monocasco, Camiranga (RS), Mussulu III (SP) e Terroso (SC) são as maiores apostas.

AÇÃO - Fora da água, a Refeno vai doar um playground para a creche Bem-Me-Quer, de Fernando de Noronha.

Mais lidas