Surfe

Promessa de boas ondas, swell atrai surfistas no litoral pernambucano

Julliana de Melo
Julliana de Melo
Publicado em 16/07/2015 às 21:16
Leitura:

Ondas altas se formaram no mar de Gaibu, no Cabo de Santo Agostinho, nesta quinta-feira / Foto: Regi Galvão/SurfeNordeste

Ondas altas se formaram no mar de Gaibu, no Cabo de Santo Agostinho, nesta quinta-feira Foto: Regi Galvão/SurfeNordeste


Os surfistas pernambucanos estão animados para este fim de semana. Isso porque um fenômeno natural chamado Swell, que torna as ondulações da água maiores e mais propensas à prática do esporte, deve afetar o mar do Nordeste brasileiro até este domingo (19). Ainda nesta quinta-feira (16), diversas pessoas já notaram as águas mais agitadas e, somente na praia da Pedra do Xaréu, no Cabo de Santo Agostinho, Grande Recife, dezenas de surfistas caíram no mar para curtir as ondas.

Um deles foi o surfista profissional Pedro Lima, 39 anos, que surfa desde os dez anos de idade. Campeão pernambucano Master, ele disse que o anúncio do swell levou muita gente às praias atrás das grande ondas. "Tinha mais de 100 pessoas hoje [quinta] somente no Xaréu. Deu para todo mundo surfar tranquilo. As ondas chegaram a 4 pés (cerca de 1 metro de altura - da superfície até a crista)", comentou ele que passou o dia interiro treinando no mar.

Surfistas tiveram que enfrentar frios, correnteza e ventos fortes

Surfistas tiveram que enfrentar frios, correnteza e ventos fortesFoto: Regi Galvão/SurfeNordeste

Apesar de incentivar os colegas surfistas a subirem na prancha para curtir os efeitos do swell, o atleta pernambucano alerta que este pode não ser o melhor momentos para os iniciantes. "Quem está começando agora não deve procurar os mares com fundo de coral. E mesmo no fundo de areia é preciso ter muito cuidado por causa da correnteza. Se as ondas estão mais altas e mais fortes o mar também está puxando muito", pontuou Pedro Lima.

Já o surfista amador Ubiratan Alves, 22, pegou carona com uma amiga e saiu de Olinda, no Grande Recife, para aproveitar a quinta-feira de feriado nas ondas de Gaibu, também no Cabo de Santo Agostinho, Litoral Sul pernambucano. "Aproveitei que era feriado e não tinha trabalho pra ir surfar. Tinha muita gente, muita mesmo. Mas o mar estava muito forte, com ondas grandes. Chega estava fazendo medo por causa da correnteza", contou ele que surfa há cinco anos. Bira, como é chamado pelo amigos, ainda avisou: "Vou pra Gaibu de novo neste sábado e aproveitar até domingo. Esse swell tá massa demais".

Os adeptos do esporte devem evitar locais proibidos para a prática de surfe por causa de ataques de tubarão. Existem placas de orientação em todo o litoral do Estado.

Imagens de satélites mostram probabilidade de fortes ondas no Nordeste do País

Imagens de satélites mostram probabilidade de fortes ondas no Nordeste do PaísFoto: CPTEC/ INPE

O alerta de fortes ventos e altas ondulações foi emitido nessa quarta-feira (18) pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A expectativa é de que ondulações de quase quatro metros podem atingir o litoral, especialmente no trecho entre Sergipe e Pernambuco. Já em alto mar as ondulações podem chegar a cinco metros entre a Bahia e Pernambuco.

O aviso que também foi reforçado pelo Centro de Hidrografia da Marinha, revela ainda que fortes ventos, variando entre 50 e 70 km/h, podem atingir esse trecho do litoral nordestino. No litoral do Rio Grande do Norte, por exemplo, foram registradas rajadas de vento de com 72km/h nesta quinta. Na capital pernambucana, também nesta quinta-feira, já era possível ver mar revolto e uma forte ventania, principalmente na Zona Sul do Recife, confira:

Bobby Fabisak/ JC Imagem
Na Zona Sul do Recife as fortes ondas causaram susto, mas também se transformaram em diversão - Bobby Fabisak/ JC Imagem
Bobby Fabisak/ JC Imagem
Na Zona Sul do Recife as fortes ondas causaram susto, mas também se transformaram em diversão - Bobby Fabisak/ JC Imagem
Bobby Fabisak/ JC Imagem
Ventania balançou os coqueiros no calçadão de Boa Viagem - Bobby Fabisak/ JC Imagem
Bobby Fabisak/ JC Imagem
Sequência de ondas deixou o mar agitado nesta quinta-feira - Bobby Fabisak/ JC Imagem
Bobby Fabisak/ JC Imagem
Sequência de ondas deixou o mar agitado nesta quinta-feira - Bobby Fabisak/ JC Imagem


O QUE É SWELL - As ondulações são formadas por tempestades em alto mar, que consequentemente vem em direção da costa e formam as ondas altas. Quando isso acontece, a turbulência destas tempestades impulsionam a superfície criando grandes ondulações que se propagam e podem viajar por longas distâncias, aumentando de tamanho quando o mar vai ficando raso e formando grandes ondas ao chegarem na costa. As ondas se formam então quando “batem” em alguma bancada de coral ou areia.

Mais lidas