Vela

Refeno 2015 terá mudanças na segurança, percurso e nova categoria

Wladmir Paulino
Wladmir Paulino
Publicado em 28/08/2015 às 15:38
Leitura:

Novidades sobre a Refeno foram divulgadas numa coletiva. Foto: Daniele Soares/Cabanga. / Foto:

Novidades sobre a Refeno foram divulgadas numa coletiva. Foto: Daniele Soares/Cabanga. Foto:

A 27ª edição da Regata Recife Fernando de Noronha (Refeno) tem nova mudança de percurso a partir da largada, marcada para às 12h do dia 26 de setembro, no Marco Zero. Ao contrário do ano passado, as embarcações não vão passar pela praia de Boa Viagem, indo direto para o arquipélago. Até o momento, 62 barcos já estavam inscritos. Ele representam nove estados brasileiros e um representante da França. São 300 milhas náuticas entre a partida e a chegada, o que equivale a 545 quilômetros.

Apesar de sediada em Pernambuco, a prova tem predominância de competidores paulistas. Dos 62, 16 são de São Paulo. Os anfitriões têm 15. Mudanças também na segurança, com exigência de um aparelho chamado Epirb. Trata-se de um equipamento de segurança (localização), que pode ser acionado manualmente ou automaticamente quando entra em contato com a água.

"Essas exigências da Marinha podem acabar sendo interpretadas como uma penalização, mas não são. Elas são praticadas para a segurança de todos", explicou o comodoro do Cabanga Iate Clube, Jaime Monteiro Júnior.

IMPRENSA
Os jornalistas que gostam de velejar terão uma classe exclusiva este ano, a Classe Imprensa. O diretor de Vela Oceânica do Cabanga, Sérgio Avellar explicou que será feito um sorteio entre catamarãs para os jornalistas atuarem como tripulantes. "O primeiro veleiro com um jornalista a bordo que chegar ao arquipélago ganhará o troféu Classe Imprensa", disse.

Mas vale o aviso que nessa estreia a categoria será aberto para profissionais dos jornais impressos. A partir do próximo ano poderá ser ampliada para outros veículos.

A REGATA
A Refeno data de 1986 e tem como recordista o baiano Adrenalina Pura, que fechou o percurso no espantoso tempo de 14horas, 34 minutos e 54 segundos em 2007. Nos monocascos o melhor tempo é o do carioca Indigo, com Ivan Botelho e Torben Grael. Em 2011 o barco fez 25 horas, 57 minutos e 59 segundos. A edição com mais participantes foi em 2004, com 146 inscrições.

Mais lidas