Judô

Mayra Aguiar bate rival e é ouro no Grand Slam de Paris; País leva mais 2 bronzes

Malu Silveira
Malu Silveira
Publicado em 07/02/2016 às 16:52
Leitura:

 

O ano olímpico começou muito bom para a judoca Mayra Aguiar, umas das maiores esperanças do Brasil para ganhar uma medalha de ouro nos Jogos do Rio, em agosto. Neste domingo (7), no Grand Slam de Paris, na França - um dos eventos mais importantes do judô -, a gaúcha foi a campeã batendo na final a sua maior adversária na categoria até 78kg: a norte-americana Kayla Harrison.

Além de Mayra Aguiar, o Brasil conquistou mais duas medalhas de bronze neste domingo, último dia de competições na capital francesa. Victor Penalber, na categoria até 81kg, e David Moura, na acima de 100kg, foram os agraciados. Assim, o País fecha o Grand Slam de Paris com bom desempenho, já no sábado Sarah Menezes (até 48kg) e Rafaela Silva (até 57kg) também faturaram bronze.

Para chegar ao seu segundo título em Paris, Mayra Aguiar abriu caminho com um ippon contra a tunisiana Sarra Mzougui e pontuou com um waza-ari contra a eslovena Anamari Velensek, número 3 do mundo, nas oitavas. Em seguida, passou às semifinais com a vitória sobre a espanhola Laia Talarn por ter menos punições. O mesmo aconteceu contra a vice-campeã olímpica Gemma Gibbons, da Grã-Bretanha, para chegar à final.

Na grande decisão, o reencontro com a campeã olímpica, Kayla Harrison. E Mayra Aguiar teve um final feliz desta vez com um golpe perfeito, um ippon, e medalha de ouro em sua primeira competição na temporada de 2016.

Para conquistar o bronze neste domingo, Victor Penalber precisou lutar seis vezes na categoria até 81kg, que teve o maior número de participantes no Grand Slam de Paris. Ele começou com vitórias contra o italiano Antonio Ciano, o holandês Frank De Witt e o russo Ivan Vorobev. Nas quartas de final, derrota para o búlgaro Ivaylo Ivanov. Na repescagem, um ippon contra o grego Roman Moustopoulos o levou para a disputa pelo bronze, conquistado com um estrangulamento perfeito no russo Alan Khubetsov, que teve de desistir da luta.

O terceiro bronze do dia veio com o peso pesado David Moura. Ele passou primeiro pelo lituano Marius Paskevicius, por ippon, mas caiu nas quartas para o japonês Ryu Shichinohe. Na repescagem, conseguiu o ippon contra o francês Hamza Ouchani e na disputa pelo bronze ganhou do georgiano Levani Matiashvili por ter menos punições.

O Brasil poderia ter conquistado mais uma medalha de bronze, mas a peso pesado Rochele Nunes ficou em quinto lugar. Na semifinal contra a japonesa Megumi Tachimoto, a brasileira se machucou e a comissão técnica decidiu poupá-la da luta final. Ela será reavaliada no retorno ao País para definir o diagnóstico.

Eduardo Bettoni (até 90kg) também ficou entre os oito melhores de sua categoria. Em luta dura contra o campeão mundial Dong-Kim Gwak na repescagem, o brasileiro levou desvantagem nas punições e terminou a competição em sétimo lugar. Luciano Corrêa (até 100kg) caiu na segunda rodada, enquanto que Rafael Silva (mais de 100kg) e Maria Suelen Altheman (mais de 78kg) perderam na estreia.

Mais lidas