MMA

Fábio Aguiar vence Thawã Ril no primeiro Shooto realizado no Recife

Renato Mota
Renato Mota
Publicado em 03/04/2016 às 11:18
Leitura:

Thawã Ril contra Fábio Aguiar, pelo Shooto 62 / Foto: Luiz Fabiano/Dilvugação

Thawã Ril contra Fábio Aguiar, pelo Shooto 62 Foto: Luiz Fabiano/Dilvugação

 O Recife recebeu, ontem, pela primeira vez, um dos maiores eventos de MMA do Brasil: o Shooto. As lutas ocorreram no Clube Português, com destaque para o confronto entre Fábio Aguiar e Thawã Ril. Os dois, que já trocaram farpas na coletiva de imprensa e também na pesagem, fizeram valer o ingresso em uma grande luta. 

O primeiro round deixou Thawã com uma leve vantagem, pois conseguiu deferir muitos socos e fazer uma boa luta no chão. Já no 2R, enquanto Thawã tentava pontapés, Fábio passou a ser mais objetivo e conseguiu aplicar socos certeiros, sem deixar de fazer provocações ao adversário. A decisão ficou mais uma vez nas mãos dos juízes. A  expectativa no Clube Português era grande, com as torcidas dos lutadores gritando e cantando provocações umas para as outras. Por fim, Fábio Aguiar saiu como o grande vencedor do duelo.

A primeira luta da noite, protagonizada pelos pernambucanos Ruan Julio e Paulo Santana começou por volta das 20h30. Com espectadores formando uma calorosa torcida, os dois foram recebidos com muitos aplausos e com muitas provocações. Paulo, da academia Nova União, acabou levando a melhor e venceu por pontos. A segunda luta da noite seria realizada entre o paraibano Bruno Machado e o pernambucano Leandro Gomes, mas acabou não acontecendo pois Bruno não foi liberado pela comissão atlética durante a pesagem devido a um furúnculo que estava na perna, impossibilitando-o de lutar. 

Shooto 62 foi realizado no Clube Português

Shooto 62 foi realizado no Clube PortuguêsFoto: Luiz Fabiano/Dilvugação

 Já o terceiro duelo - e o primeiro entre mulheres - subiram ao octógono Carol Nakamura e Anne Ferreira. No fim do primeiro round, Anne seguia com a vantagem por procurar mais a luta e ter feito muitos ataques. O segundo começa com Nakamura tentando esboçar uma reação, com socos certeiros, mas Anne consegue controlar bem o duelo. Por fim, no terceiro round, Nakamura coloca a luta para baixo. Muito disputada, a luta vai para decisão dos juízes, que deram a vitória para Anne Ferreira, natural da cidade de Salgueiro.

Anderson Índio e Leandresson Soares foram até ao octógono para fazer a quarta luta. Como nas lutas anteriores, esta também foi até o terceiro round e foi decidida pelos juízes. No fim do primeiro round, Soares escapou de ser estrangulado e também de ter um triângulo aplicado. No segundo, é possível perceber o cansaço de Soares, que praticamente não atacou. No último round, os dois pouco reagiram e a luta foi definida por pontos, que deram a vitória a Anderson Índio. 

O primeiro nocaute da noite foi realizado por Janderson Chapinha. Na quinta luta, logo no primeiro round, Chapinha acertou um pontapé e acertar uma cotovelada no seu adversário, Washington Neves, que estreava no MMA,  e o árbitro precisou parar a luta. A equipe médica não permitiu que Neves continuasse a luta e a vitória foi dada para Chapinha. 

A segunda luta feminina e a sexta da noite, Jack 3D e Luciana Pereira fizeram outro duelo marcado pela decisão por pontos. Luciana acerta um pontapé e, com a vantagem da luta, passa a tentar montar, mas Jack 3D teve uma resistência incrível. A vitória acabou sendo dada para Luciana. 

Jack 3D e Luciana Pereira fizeram uma das lutas femininas da noite

Jack 3D e Luciana Pereira fizeram uma das lutas femininas da noiteFoto: Luiz Fabiano/Dilvugação

Mais uma decisão se encaminhou para os pontos. Murilo Chacal e Michael William fizeram uma grande luta. Nenhum dos dois se intimidou dentro do octógono e pareciam estar em um combate de vida ou morte. Michael, com rápida visão e reflexo, consegue desviar de inúmeros golpes de Chacal e, além disso, consegue aplicar, no último round, uma cotovelada no olho esquerdo de Chacal. A luta, decidida pelos juízes, teve como vencedor Michael William. 

Entrando com funk personalizado, Ciro BadBoy encarou Antônio Nego pela sétima luta do evento. O combate não demorou muito e já no primeiro round Badboy acertou um gancho de direita que levou Antônio Nego ao chão e o sagrou campeão. 

Caio Machado e Ismael Vandamme fizeram o oitavo duelo. Tudo parecia se encaminhar para  mais uma luta com resultado decidido pelos juízes, porém, no último round, Caio conseguiu aplicar uma sequência de chutes e socos no rosto de Vandamme, que teve o rosto cortado profundamente. Diante da impossibilidade de diminuir ou conter o sangramento causado pelo corte, o juiz João Cláudio paralisou a luta, dando a vitória por nocaute para Caio Machado. 

Os juízes acabaram trabalhando bastante durante a noite. Na nona luta, Fernando dos Santos enfrentou Roniele Blindado e levou a melhor. No primeiro momento, Fernando quase conseguiu aplicar um triângulo perfeito no seu adversário. Já no segundo round, os dois ficaram em pé de igualdade, deixando a decisão para o último round. Sendo mais objetivos, Fernando dos Santos acabou levando a vitória através da decisão dos juízes.

Marcos Vinícius e Jean Silva, pela décima da noite, fizeram a luta mais tranquila. Os dois ficaram muitas vezes presos à grade, sem acertar tantos golpes e também travavam quando a luta ia para o chão. No segundo round, os espectadores começaram a ficar impacientes e passaram a soltar algumas vaias. Para dar mais energia ao combate, o terceiro round foi mais objetivo e os dois tiveram boas oportunidades. Os juízes, mais uma vez, decidiram o resultado da partida: deram a vitória para Marcos Vinícius.

Willyanedson Paiva, um jovem de 17 anos, e Eduardo Cachorrão fizeram a luta mais rápida do evento. Com pouco mais de um minuto, Cachorrão aplicou uma chave de braço no jovem lutador levando a vitória por submissão para casa. 

A última luta da noite, valendo o cinturão dos meio-médios, foi realizada entre Arymacel Chocolate e Ismael Marmota. Marmota, que participou do programa TUF Brasil, não deu aberturas para Chocolate e dominou em dois rounds, tempo suficiente para acabar a luta. Marmota acertou três tiros de direita e um gancho de esquerda, deixando Chocolate desorientado e pronto para ser nocauteado, o que fez com que o árbitro paralisasse a luta e desse a vitória para Marmota.

Mais lidas