Corrida das pontes

Quenianos lideram pódio na 14ª Corrida das Pontes do Recife

Lucas Vaz Lemos
Lucas Vaz Lemos
Publicado em 26/03/2017 às 17:55
Leitura:

Quenianos foram o destaque na 14ª edição da Corrida das Pontes do Recife / Foto: Divulgação

Quenianos foram o destaque na 14ª edição da Corrida das Pontes do Recife Foto: Divulgação

Recife recebeu neste domingo (26) mais uma edição da Corrida das Pontes. A 14ª edição começou às 7h e contou com a participação de cerca de 6 mil pessoas, entre adultos e crianças. A competição abre o calendário de eventos esportivos de Pernambuco. A largada e a chegada dos competidores foi realizada na Praça do Forte do Brum, no Bairro do Recife.

Nesta edição, 22 atletas profissionais integraram o pelotão de elite da prova. A edição desse ano teve quenianos como vencedores na prova principal masculina e feminina: Joshua Kipmemboi Kogo, 30 anos, da equipe Luasa, e Caroline Jepkemei Kimosop, 25 anos, também da Luasa, que repetiu o feito do ano passado. A dupla venceu com tempo líquido de 31:12 e 37:55, respectivamente.

O pernambucano Ubiratan dos Santos, que subiu ao pódio na corrida em 2014, também repetiu o feito do ano passado, ficando em segundo lugar com o tempo de 31:37. Na elite feminina Maria de Lourdes Ferreira, mais conhecida como pretinha, ficou em segundo lugar pela equipe Athletic Phisio, com tempo de 38:31. Também foram premiados os primeiros lugares no Desafio Jornalistas categorias 5,6 e 10KM, masculino e feminino. A corrida ainda teve a categoria Corrida Especial, com prêmios ao primeiro lugar Cadeirante, Deficiente Visual, Membro Inferior, Deficiente Intelectual e Deficiente Auditivo.  

A Corrida das Pontes faz parte da programação das festividades de aniversário de 480 anos da capital pernambucana. Em sua décima quarta edição, a corrida integra pela oitava vez a agenda de festividades pelo aniversário do Recife, oficialmente dia 12 de março. “Antes a corrida abria as comemorações do São João, mas a importância que adquiriu a prova no mundo inteiro contribuiu para a mudança, como uma forma de valorizar ainda mais a história desta bela cidade, parte da minha vida, com toda a riqueza do seu passado”, diz o empresário e apaixonado corredor José João da Silva, responsável pela organização da Corrida das Pontes.

A prova infantil para crianças e adolescentes, denominada “Corrida das Pontinhas”, que nasceu junto com a prova dos adultos, contou com 500 atletas mirins, sendo a maior parte deles estudantes da rede municipal de ensino, crianças atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e crianças do Projeto Círculos Populares da Prefeitura do Recife. Os participantes denominados “Talentos da Maturidade”, com mais de 60 anos, também fizeram bonito.

O percurso passa por sete pontes da capital pernambucana: Ponte do Limoeiro, Ponte Princesa Isabel, Ponte Buarque de Macedo, Ponte Maurício de Nassau, Ponte Duarte Coelho, Ponte Boa Vista e Ponte Giratória.

Mais lidas