Vitória

Heroico, Federer sobra em quadra e Suíça fatura título inédito na Davis

Mariana
Mariana
Publicado em 23/11/2014 às 11:56
Leitura:

Diante dos 27.448 torcedores que lotaram o estádio Pierre-Mauroy de Villeneuve d´Ascq, um recorde para uma partida de Copa Davis, Federer atropelou Gasquet / Foto: AFP

Diante dos 27.448 torcedores que lotaram o estádio Pierre-Mauroy de Villeneuve d´Ascq, um recorde para uma partida de Copa Davis, Federer atropelou Gasquet Foto: AFP


Considerado o melhor tenista de todos os tempos, Roger Federer conquistou aos 33 anos o único grande título que faltava em sua brilhante carreira ao dar à Suíça o seu primeiro troféu na Copa Davis, com a vitória deste domingo (23) sobre o francês Richard Gasquet.

O número dois do mundo, que chegou a ser dúvida para o confronto por sentir dores nas costas, redimiu-se da derrota sofrida na sexta-feira para Gael Monfils e deu o ponto decisivo que garantiu a vitória suíça por 3 a 1 na melhor de cinco jogos.

Diante dos 27.448 torcedores que lotaram o estádio Pierre-Mauroy de Villeneuve d´Ascq, um recorde para uma partida de Copa Davis, Federer atropelou Gasquet em três sets, por 6-4, 6-2 e 6-2.

"Trabalhamos duro para isto, faz quase quinze anos que disputo esta competição, mas nunca tinha ficado tão perto de vencer quanto neste fim de semana. Estou feliz por toda a equipe", comemorou o suíço, que desabou na quadra de saibro depois do 'match point', antes de ser abraçado pelos companheiros.

"Roger foi incrível hoje. É um dia fantástico, um grande orgulho para toda a Suíça", elogiou o capitão da Suíça, Severin Lüthi.

Recordista de títulos em Grand Slams (17), Federer é hexacampeão do ATP Finals, e conquistou sete dos nove torneios de Masters 1000 (só não ganhou no saibro de Roma e Monte Carlo).

Ele também conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, ao vencer as duplas ao lado de Stanislas Wawrinka, embora nunca tenha faturado o título de simples.

Tsonga substituído na última hora

O veterano já tinha dado a volta por cima no sábado, quando foi escalado - para a surpresa de todos - para a partida de duplas e teve ótima atuação, novamente ao lado de Wawrinka, atropelando os franceses Gasquet e Julien Benneteau.

Wawrinka, que deu o primeiro ponto à equipe suíça na sexta-feira ao superar Jo-Wilfried Tsonga em quatro sets, volta a entrar em quadra para o quinto jogo, contra Monfils, a não ser que o capitão Severin Luthi resolva escalar Marco Chiudinelli (198º do ranking) ou Michael Lammer (513º) para que também possam participar da festa.

"Foi um grande fim de semana, depois de uma semana complicada. Todo mundo achava que estávamos em crise, mas estávamos serenos. Roger jogou de forma incrível, nós nos demos muito bem e estamos felizes por jogarmos juntos", disse Wawrinka, colocando um ponto final a rumores de tensões entre os dois tenistas.

A Suíça passou a semana toda preocupada com as dores nas costas de Federer, mas quem acabou sendo prejudicada por uma lesão foi a França. Tsonga ficou fora das duplas na última hora e também foi substituído por Gasquet na partida que acabou dando o título aos suíços.

Especula-se que o número um da França esteja sofrendo uma recaída de uma lesão no antebraço que o tirou das quadras em outubro.

Com a derrota, os 'Bleus' deixaram escapar a oportunidade de conquistar em casa o décimo título do país na Copa Davis.

"Federer foi excepcional em todos os setores do jogo. Temos que reconhecer a superioridade suíça", resumiu o capitão francês Arnaud Clément.

Mais lidas