Austrália

Federer perde para Zverev, mas Suíça vence Alemanha pela Copa Hopman

Wladmir Paulino
Wladmir Paulino
Publicado em 04/01/2017 às 14:21
Leitura:

Federer, de 35 anos, está recém-recuperado de uma lesão no joelho esquerdo / Foto: AFP.

Federer, de 35 anos, está recém-recuperado de uma lesão no joelho esquerdo Foto: AFP.

Em seu segundo jogo no retorno às quadras após um período de seis meses afastado, Roger Federer não resistiu ao poderoso saque do jovem alemão Alexander Zverev, de 19 anos, e acabou perdendo, nesta quarta-feira, por 7/6 (7/1), 6/7 (4/7) e 7/6 (7/4), pela Copa Hopman. Ainda assim, a equipe da Suíça conquistou a sua segunda vitória pelo Grupo A do torneio disputado em Perth, na Austrália. 

Federer, de 35 anos, está recém-recuperado de uma lesão no joelho esquerdo, o que o levou a cair para o 16º lugar no ranking da ATP. Ele até teve um ótimo início de jogo, chegando a abrir 5/2 no primeiro set, mas não resistiu a um oponente que teve desempenho superior aos 80% no seu primeiro serviço e acabou sendo derrotado em uma partida de três tie-breaks por um tenista de apenas 18 anos e que é o número 24 do mundo. 

Mas acabou sendo uma noite (no horário australiano) de vitória para Federer e a parceira suíça Belinda Bencic (43ª). Ela venceu Andrea Petkovic (55ª) por 6/3 e 6/4 no jogo de simples. Depois, eles triunfaram no duelo de duplas mistas por 4/1 e 4/2. "Ela (Bencic) nos levou à vitória, a jogador de simples, a jogadora de duplas", disse Federer.

Também nesta quarta-feira, Kristina Mladenovic (42ª) e Richard Gasquet (18º) venceram seu jogos de simples e duplas mistas para assegurarem o segundo triunfo da França no Grupo A da Copa Hopman. Mladenovic superou Heather Watson (75ª) por 6/4, 5/7 e 6/3, enquanto Gasquet aplicou 6/4 e 6/2 em Dan Evans (66º). Depois, ganharam por duplo 4/3 o confronto de duplas. Nessas partidas, as temperaturas chegaram aos 40ºC. 

Com duas vitórias cada, França e Suíça vão se enfrentar na próxima sexta-feira em duelo que valerá a liderança do Grupo A e a passagem para a decisão da Copa Hopman. No mesmo dia, o confronto Alemanha x Grã-Bretanha terá caráter meramente amistoso. 

Também com dois triunfos, os Estados Unidos, com Coco Vandeweghe e Jack Sock, estão classificados antecipadamente para a final, ainda que o Grupo B tenha uma rodada a ser disputada, nesta quinta-feira. Os americanos vão pegar a Austrália e a República Checa duelará com a Espanha.

Mais lidas