Quadra

Doping russo pode render ouro para o Brasil no vôlei masculino em Londres

Wladmir Paulino
Wladmir Paulino
Publicado em 22/01/2017 às 14:16
Leitura:

Giba vai lutar para trazer para o Brasil mais uma medalha de ouro. / Foto: Reprodução/Instagram.

Giba vai lutar para trazer para o Brasil mais uma medalha de ouro. Foto: Reprodução/Instagram.

O escândalo de doping da Rússia pode dar ao Brasil uma medalha de ouro referente aos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres. O ex-ponteiro da seleção Giba, explicou que sete atletas da Rússia, que venceu a final olímpica para o Brasil por 3 sets a 2 atuaram naquela final sob efeito de alteradores de desempenho artificiais. Capitão da seleção na oportunidade, ele vai essa semana à sede da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) para estudar melhor o caso e entender como o Brasil pode formalizar esse pedido ao Comitê Olímpico Internacional (COI).

"A gente está lutando bastante e essa semana vou à FIVB para entender o processo e saber como é o procedimento, tanto com a Federação Internacional quanto com o COI. É uma medalha que representa muito, pois naquela ocasião o grupo foi taxado de perdedor por conta da segunda medalha de prata seguida (quatro anos antes, em Pequim, o Brasil havia perdido o ouro para os EUA)", disse o ex-jogador, durante homenagem ao técnico Bernardinho no programa Esporte Espetacular, da Rede Globo, neste domingo.

Bernardinho também lembrou a derrota, dizendo que foi muito dolorida pelas circunstâncias. Ele lembrou que o Brasil teve uma série de problemas físicos naquela olimpíada e na hora de um jogo mais longo, justamente o último, isso pesou. "O vôlei na Olimpíada vai do primeiro ao último dia e eles (os russos) tiveram a capacidade de resistir mais. O que pesou não foi a mudança tática, estávamos ganhando o terceiro set. O time que começou a cair fisicamente porque jogadores importantes estavam sem a melhor condição", explicou.

Naquela decisão, o Brasil esteve a um ponto do ouro, sacando no terceiro set com o placar de 24x23. A Rússia conseguiu salvar a derrota e venceu os dois sets seguintes, relegando os brasileiros à segunda prata seguida.

Depois do programa, Giba postou uma foto ao lado de Bernardinho em sua conta no Instagram e voltou a comentar o caso:

 

 


Mais lidas